quarta-feira, 28 de julho de 2010

Modernas que nada! Pós-modernas.

Na correria do nosso dia-a-dia me dei o luxo de parar e pensar nessa “evolução” na qual estamos passando. Não é a toa que o mercado de trabalho está cada dia mais concorrido, não só ele, a sociedade está cada vez mais exigente, principalmente com as mulheres. Ta certo, todo mundo está cansado de ouvir o histórico revolucionário da conquista feminina, o mercado de trabalho, a queima de sutiãs, a busca pela igualdade e coisa e tal, mas o que estou falando é da multimulher pós-moderna. Sim, nós mesmas. Já parou pra pensar em todos os nossos desafios diários? Temos que ser boas mães, por nossa obrigação, por nosso próprio desejo e por nossos extintos e funções naturais. Boas, boas não, ótimas, ótimas profissionais, porque ser apenas boa não garante o salário de ninguém. Temos que ser “antenadas”, porque toda boa mãe e boa profissional têm que estar ligada no que acontece a sua volta. Boas estudantes, porque se você quer uma melhor qualificação profissional tem que estar entre os primeiros da sala, tanto do cursinho, quanto da faculdade, ou das aulas de inglês, espanhol e mandarim... Além de tudo encontrar um tempinho pra academia, porque além de mulher você ainda é brasileira, as exigências são maiores, a beleza é pré determinada e obrigatória. Mas não basta ser uma mulher-fruta não, você também tem que ser fhashionista, “phina”, saber de todas as tendências da estação, as roupas que caem bem no seu tipo corpo, e o seu tipo de corpo: pêra, triangular, retangular, ampulheta, triângulo invertido... e, pelo menos, os truques básicos de maquiagem pra esconder as olheiras do cansaço do dia anterior.
Ah! Ótima cozinheira também, afinal, alternar entre as preferências gastronômicos do maridão, os nutrientes necessários pro desenvolvimento dos nossos filhos e a dieta pra perder aqueles quilinhos que não saem mais da sua cintura depois da gravidez, não é tãão tranquilo assim.
Hummn, descoladas, é claro, pois toda “mamãe-pósmoderna-bemsucedida-sarada-fashionista” que se preze tem que ser descolada! Assistir a filmes do cenário underground, curtir rock alternativo e bossa lado b, ser ecologicamente correta, entender de artes, literatura neo-contemporânea do escritor norueguês da modinha, ser adepta ao parto caseiro, aquático ou normal que seja, decorar impecavelmente sua casa com elementos do it yourself, entre outras coisitas mais... É, eu espero que isso conste em nossos currículos.

E não acaba por aí não! Tenho que te contar da impotência conclusiva de tudo isso diante a mesma sociedade que te cobra e depois te julga, pois, se for uma ótima mãe, te julgam mãe fresca ou super-protetora neurótica, se você for uma ótima profissional, é porque provavelmente está saindo com o patrão, se você for a patroa é porque é uma mãe ausente, se você for dedicada e estudiosa é porque é uma "a toa" que não trabalha, se você for antenada é porque mata trabalho navegando na internet, se você for sarada é porque passa mais tempo na academia que com os próprios filhos, se for fashion é porque gasta todo seu dinheiro com você e seus filhos andam com trapos, se você for fashion e seus filhos também, é porque você é fútil e materialista, se for descolada é porque provavelmente usa drogas, ou seus pais eram hippies que usavam drogas, ou seus filhos são ou serão drogados.
É... realmente ta cada vez mais difícil ser mulher, preciso urgentemente de um manual da multimulher, e não estou me referindo ao manual de informações básicas do novo refrigerador frost free da Mabe, okay?


4 comentários:

  1. HUUUUMMMM.....AMEI.....DESABAFO QUE QUALQUER MULHER GOSTARIA DE FAZER.......BJKS....GIL

    ResponderExcluir
  2. Assino embaixooooo!!!!!!!!!

    Tudo envolve uma só palavrinha. (palavrinha nada,palavrão!)PRECONCEITO!

    Que feio!Humpf. É bem por aí.

    Cansei de ouvir que sou dondoca!Tipo encontrar com ex-colegas de profissão e ouvir: "não quer outra vida hein"! "Vai ficar de dondoca até qdo?Não vai voltar não!?"

    Pouuurra,trabalho mais que antes!!!!!E sem as regalias de uma empresa!

    Qdo vc achar esse manual me passa ok?!Bjãooo!Rs!:))

    ResponderExcluir
  3. nossa mãe,eu não sou nem metade da metade disso...isso me lembra do filme Orgulho e Preconceito e suas mulheres prendadas..e fazer tudo isso em boa postura.

    beijo shu.

    ResponderExcluir
  4. hahahahaah eu tenho um blog...não me lembrava mesmo!

    ResponderExcluir