segunda-feira, 26 de julho de 2010

Trocando a fralda.

Quando pensamos em fralda de tecido logo vem a cabeça um sofrimento diário das nossas mães ou avós, lavando, deixando de molho, fervendo, estendendo todas as dezenas de fraldas, impecavelmente brancas, lado a lado em um varal. Logo após, engomando, passando a ferro... É uma trabalheira que cansa só em pensar! Porém, eu mesma constatei que hoje em dia podemos fazer uso delas sem precisar desse desgaste todo. Mas você deve estar se perguntando: Por que eu usaria fraldas de pano? Oras! Simplesmente porque sei que você é uma mamãe antenada e que quer o melhor para o seu filho. As fraldas de tecido, além de não agredirem o meio ambiente proporcionam melhor higiene e desenvolvimento da criança. Pois é, os materiais usados na fabricação das fraldas descartáveis, muitas vezes, provocam alergias e irritações. Foi esse o motivo que me levou a conhecer os benefícios das fraldas de tecido, a Nina, quando bebê, teve dermatite fraldal e tivemos que aderir a fralda de tecido até encontrar uma marca de descartáveis que não a irritasse. Mas gostei tanto da bonitinha ‘calça-enxuta’ que passamos a usar as descartáveis somente para passeios e coisas do tipo (convenhamos que é muito desconfortável carregar uma sacolinha com a fralda suja cheirando mal na bolsa, neah?). Além disso, o incomodo da criança ao sujar a fralda faz que ela aprenda a lhe avisar e pedir que seja trocada assim ela passa assimilar melhor suas próprias necessidades e o hábito torna-se um incentivo a largar as fraldas e fazer uso do peniquinho.
Ainda acha trabalhoso? Hoje podemos encontrar o que seria a releitura das fraldas de tecido, o alfinete foi substituído pelos botões e velcros e ainda há uma camada externa impermeável para que não suje a roupinha do bebe, além de lindos modelos com estampas modernas, coloridas e fáceis de ser lavadas. Não é nada trabalhoso, digamos que você gasta uns dez minutinhos do seu dia. Vale a pena? Bem, vejamos. São utilizadas em média 5,5 mil fraldas descartáveis por crianças durante os dois anos e meio iniciais, somando 2% de todo lixo doméstico enviado aos aterros e, segundo estimativas, levam 400 anos para se decompor. O que são dez minutinhos diante disso? Além disso as novas fraldas de tecido, encontradas em lojas e sites especializados em produtos sustentáveis, custam em média R$ 700,00 um pacote com 18 fraldas, o que economicamente é mais viável já que as fraldas são permanentes, e tal valor equivale a aproximadamente quatro meses de fraldas descartáveis, dependendo da marca esse custo chega a ser maior.
Enfim mamães, não quero tornar as fraldas descartáveis vilãs das criancinhas, elas foram absolutamente importantes no inserimento da mulher no mercado de trabalho, na época, um modelo de praticidade para a nova figura da mulher moderna, independente e atuante economicamente , porém, hoje a tecnologia nos oferece novos meios mais ecológicos e sustentáveis com igual praticidade. Por uma questão de consciência, é importante mudarmos pequenos hábitos por idéias que transmitam valores.

As fraldas sustentáveis podem ser encontradas nos sites: www.fraldabonita.com.br
www.fraldadepano.worldpres.com
www.babysling.megaweb.com.br